Entenda a importância da lubrificação industrial

graxa para rolamento de alta rotação

Graxa para rolamento de alta rotação: como funciona?

25/04/2020
Mostra mais

Entenda a importância da lubrificação industrial

lubrificante para indústria

Compreenda a importância do lubrificante para indústria, como funciona e onde adquirir lubrificantes desenvolvidos especialmente para cada necessidade.

Ter maquinários em uma fábrica ou indústria envolve a manutenção de máquinas, o que demanda inspeção, readaptação, revisão de todos os componentes e, claro, a lubrificação. Mas, afinal, como o lubrificante para indústria funciona?

O que é o lubrificante para indústria e como funciona?

Em todo maquinário, há um constante contato entre peças, o que, invariavelmente, começa a gerar atrito, calor e desgaste.

Em vista disso, o lubrificante surgiu para ser usado entre dois pontos de contato, visando criar uma película que diminua ao máximo o atrito, proporcionando o deslizamento das peças e diminuindo a incidência de problemas.

O lubrificante para indústria tem mais de uma utilização, sendo aplicado, inclusive, na limpeza dos componentes de maquinários, ajudando a manter o bom funcionamento ao impedir que o equipamento sofra corrosão.

Existem três principais tipos de lubrificantes: sólidos, pastosos e líquidos.

Lubrificante Industrial: Sólidos

Os lubrificantes para indústria sólidos, geralmente, são feitos a partir de grafite, talco e bissulfeto de molibdênio. No ramo da agricultura, por exemplo, o grafite é muito utilizado para lubrificar componentes que armazenam as sementes dentro das semeadoras, com o intuito de combater possíveis danos das sementes nessas máquinas.

Lubrificante Industrial:​ Pastosos

Os pastosos, também chamados de graxa, são mais gordurosos, utilizados como meio termo entre os sólidos e os líquidos, já que conseguem ser concentrados no local necessário, criando uma boa lubrificação.

Esse tipo de lubrificante costuma ser feito a partir de óleo, mineral ou sintético, condensado a algum espessante.

Lubrificante Industrial: ​Líquidos

Os lubrificantes líquidos, ou óleos lubrificantes, são muito usados em máquinas que vão para o campo. Podem ser encontrados em três versões: orgânico, sintético e mineral.

Por que é importante lubrificar as máquinas industriais?

A lubrificação industrial é extremamente importante para evitar, ou diminuir ao máximo possível, a fricção entre peças, reduzindo o desgaste da máquina e possíveis problemas subsequentes. Quando o atrito diminui, o calor também deixa de ser produzido, o que ajuda na conservação do maquinário.

É crucial destacar que cada tipo de máquina ou peça industrial precisa de uma lubrificação específica, que seja eficaz o suficiente para manter os componentes em bom funcionamento. Ou seja, o lubrificante para indústria é importante para manter e prolongar a vida útil das peças.

Conheça o lubrificante para indústria de alta performance da Efficax

Cerca de 90% dos maquinários recebem lubrificantes para a indústria comuns. Ao passar para uma lubrificação de alto desempenho, como com as soluções da Efficax, é possível garantir ainda mais benefícios aos maquinários.

A Efficax não provê apenas produtos para lubrificação industrial, mas também realiza um acompanhamento completo para saber qual produto é o mais adequado. Ou seja, o grande diferencial da Efficax é estar sempre com o cliente. A empresa entende tudo sobre formulação de lubrificantes para indústria de alto desempenho e fabrica matérias-primas e filtros industriais para garantir que a produção da fábrica se mantenha em constante funcionamento.

Buscamos criar uma relação de proximidade com o cliente, apresentando uma solução que possibilite alcançar o resultado que almeja em sua indústria.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre as soluções de lubrificação industrial.

Veja mais: Skid – Elemento Filtrante – Graxa de Silicone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *