Gestão de crise: como sua indústria pode lidar com a pandemia

lubrificante para indústria

Você conhece a importância dos aditivos presentes nos óleos lubrificantes?

18/05/2020
lubrificantes industriais

Lubrificante para corrente industrial pode aumentar a vida útil?

16/06/2020
Mostra mais

Gestão de crise: como sua indústria pode lidar com a pandemia

lubrificação industrial

A gestão de crise na indústria tornou-se fundamental com a atual situação em que o mundo se encontra. O assunto traz dúvidas para empresas e funcionários, por isso, é importante compreender do que se trata.

O mundo está passando pela pandemia do novo coronavírus, o que exige uma postura mais cuidadosa e atenta por parte de todo o mercado, incluindo empresas e indústrias de todos os segmentos. Nesse sentido, o objetivo da gestão de crise é reduzir prejuízos e evitar colapsos.

Como fazer a gestão de crise na indústria durante a pandemia

Para colocar a gestão de crise em prática na indústria, é preciso trabalho contínuo, acompanhamento de métricas e muito planejamento.

Na questão da prevenção, por exemplo, os gestores devem fazer o exercício de antever possíveis contratempos e definir as ações que serão tomadas caso problemas se tornem realidade.

Planejamento na gestão de crise

As indústrias devem sempre se precaver por meio de ações preventivas, pensando no bom funcionamento da produção e na equipe de colaboradores. É preciso que diferentes setores recebam tratamentos específicos mediante mudanças de cenário durante a pandemia.

No caso de empresas que lidam diretamente com consumidores, é necessário sempre avaliar a qualidade e a segurança do que é vendido, evitando a propagação do vírus. O mais recomendado, nesse momento, é aplicar políticas de prevenção de contágio, ainda que, para isso, seja preciso adiar algumas atividades (como eventos e viagens).

No mais, as ações adotadas pela indústria devem ter como base as recomendações de órgãos da Saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e entidades governamentais.

Aprendizado com a pandemia

Os cientistas do mundo todo estão trabalhando incansavelmente em prol de encontrar uma solução para a doença, mas, até lá, cabe às indústrias e empresas calcular o impacto que a Covid-19 poderá causar nas atividades e na produção industrial.

Independentemente das conclusões, é muito válido tirar lições da atual conjuntura e aprender mais sobre gestão de crise na indústria. Entre os aprendizados, é possível destacar:

  • Aplicação de melhorias para o home office (trabalho remoto);
  • Aprimoramento da infraestrutura para que o colaborador consiga desempenhar funções mesmo durante o trabalho remoto (ferramentas de colaboração, sistemas virtuais, equipamentos, etc.);
  • Planejamento quanto a possíveis cenários de crise e como lidar com os impactos na operação da avaliação das reais necessidades da indústria, e o que pode ser feito para aumentar a produtividade e reduzir custos;
  • Respeito às normas técnicas oficiais e consultas aos órgãos responsáveis por orientar empresas e a população durante uma situação atípica, como é o caso da pandemia do novo coronavírus.

Outro ponto a ser ressaltado é a criação de parcerias com empresas que estejam empenhadas em apoiar a Indústria durante a situação, como é o caso da Efficax, que fornece óleos para lubrificação industrial de peças e maquinários.

Gestão de crise na indústria: conte com o apoio da Efficax na lubrificação industrial

A Efficax é uma empresa especializada na fabricação de produtos para lubrificação industrial e, durante esse período de gestão de crise na indústria, está empenhada em ajudar seus clientes, fornecendo o que for possível, para potencializar o processo produtivo e a geração de lucros.

A Efficax busca se aproximar de seus clientes para garantir que suas soluções ajudem no alcance de metas e resultados. Navegue pelo site para conhecer todos os produtos da Efficax e saber como é feito o acompanhamento de resultados pela empresa.

Veja mais: Filtros IndustriaisEquipamento de FiltragemTratamento de Efluentes