O que é ciclo PDCA na lubrificação industrial? Conheça sua importância!

lubrificantes para indústria

O que devo levar em conta quanto à segurança nas tarefas de lubrificação?

27/08/2020
lubrificantes para indústria

5 principais dicas para minimizar os impactos da pandemia em sua indústria

25/09/2020
Mostra mais

O que é ciclo PDCA na lubrificação industrial? Conheça sua importância!

lubrificantes para indústria

Gerenciar uma empresa e mantê-la sempre atualizada, à frente de seus concorrentes, não é uma tarefa fácil. Nesse processo, garantir que os procedimentos estão sendo otimizados, sejam eles referentes ao atendimento ou produtos, é essencial para manter a competitividade de um empreendimento.

O ciclo PDCA – Plan, Do, Check, Act, ou, em português, Planejar, Fazer, Checar, Agir– é muito adotado por gestores de todos os setores, a fim de melhorar seus processos de tomada de decisão e facilitar a busca por inovação. 

Mas, você sabia que essa metodologia pode ser ainda mais importante quando nós falamos da lubrificação industrial? A seguir, fique sabendo mais sobre o assunto! 

De onde surgiu o ciclo PDCA e como ele funciona?

Esse sistema, criado pelo físico Walter Shewhart, surgiu há mais de 100 anos, e é caracterizado por um conjunto de procedimentos que visa a melhoria contínua dos processos, contando com quatro fases diferentes: planejamento, realização, checagem e, por fim, ação. 

Pode parecer simples, mas sua aplicabilidade é extensa, sendo especialmente útil no gerenciamento de projetos. Sua característica cíclica permite que processos sejam otimizados indefinidamente, até que tudo esteja funcionando em sua máxima performance. 

Por que o PDCA é importante para a lubrificação industrial?

Quando falamos sobre o chão de fábrica, eficiência é a palavra de ordem; afinal, essa é uma das áreas mais importantes de qualquer indústria. Por isso, contar com um sistema de otimização pode ser uma boa ideia, principalmente se você julga que os processos precisam ser mais eficientes. 

Aplicar o PDCA nos procedimentos de lubrificação industrial pode solidificar processos e aumentar a produtividade do empreendimento. 

Dessa maneira, o planejamento de atividades será capaz de salientar áreas que precisam de mais cuidado ou que apresentam falhas operacionais, além de aumentar o poder que os gestores têm de pensar em soluções eficazes para cada problema. 

Qual a importância do lubrificante para a indústria? 

Para que as máquinas funcionem de maneira satisfatória e segura, lubrificá-las é um fator fundamental. Especialistas afirmam que insumos de lubrificação representam menos de 5% de todos os recursos dentro do ambiente industrial, mas que são capazes de evitar desgastes prematuros em equipamentos valiosos. 

Esse procedimento, no entanto, não é o mesmo para todas as máquinas. Algumas delas têm requisitos especiais para seu funcionamento, como, por exemplo, o uso de óleos minerais, e outras de óleos sintéticos

O cuidado com a utilização de lubrificantes para indústria é considerado uma manutenção proativa, provando ser a melhor maneira de garantir o perfeito, seguro, e ininterrupto funcionamento de todos os equipamentos e processos. 

Conheça a EFFICAX Brasil 

Mais que apenas comercializar lubrificantes para indústria, a EFFICAX Brasil proporciona um serviço de acompanhamento, fazendo um estudo de caso detalhado e sugerindo adequações de processos por meio de profissionais altamente capacitados. 

Nós somos conhecidos pela excelência de nossos serviços e produtos, e por contribuir efetivamente para que nossos clientes alcancem os resultados almejados, e reduzam os custos com paradas, trocas de peças, e a manutenção de elevados estoques de peças e lubrificantes. Navegue pelo nosso site e saiba como a EFFICAX Brasil pode te ajudar!

Veja mais: Lubrificantes IndustriaisFiltro AutolimpanteTratamento de Óleo LubrificanteGraxa a base de lítio