5 principais dicas para minimizar os impactos da pandemia em sua indústria

lubrificantes para indústria

O que é ciclo PDCA na lubrificação industrial? Conheça sua importância!

11/09/2020
lubrificantes para indústria

Indústria: saiba como otimizar a sua produção em todos os aspectos

17/10/2020
Mostra mais

5 principais dicas para minimizar os impactos da pandemia em sua indústria

lubrificantes para indústria

A pandemia de Covid-19, decretada em março pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mudou os rumos da indústria em 2020. Com o consequente isolamento social e fechamento do comércio, escritórios, fábricas e muitos outros negócios tiveram que parar suas operações por completo.

Mesmo com a retomada gradual das atividades, os reflexos da crise continuam a assombrar as empresas brasileiras – e o temor de uma nova quarentena ainda tira o sono de muita gente. Para amenizar as consequências da pandemia, seguem 5 dicas para otimizar a produção industrial.

1. Opte por produtos com maior rendimento

Para aliviar os custos e manter a saúde financeira empresarial, é fundamental escolher produtos e materiais com maior rendimento e resistência. A princípio, isso pode gerar um gasto maior, mas a médio e longo prazo, o custo-benefício pode valer a pena, evitando a compra de novos itens ou manutenções indesejadas.

Produtos relacionados aos maquinários, como fluídos e óleos para lubrificação, são indispensáveis para manter a vida útil de máquinas e equipamentos, que devem ser prioridade nesse processo.

2. Gerencie o gasto com ferramentas

Assim como na dica anterior, o objetivo aqui é reduzir custos desnecessários e apostar em produtos de qualidade e menos desperdício. Saber utilizar e armazenar cada utensílio pode ajudar a conservar sua vida útil e evitar descartes equivocados de materiais ainda em boas condições. A regra é válida para todo e qualquer insumo ou matéria-prima. 

3. Saiba escolher os melhores fornecedores

Ao definir fornecedores, é preciso analisar uma série de fatores, não somente os preços. Credibilidade, prazos, qualidade dos materiais e custo-benefício devem prevalecer. Fidelizar-se a empresas ruins, somente pelo costume ou bom relacionamento, pode se tornar um problema; o ideal é rever o modelo de negócios e estudar novos nomes para atender suas demandas e realidade.

4. Foque na lubrificação das máquinas industriais

Um dos pontos cruciais para elevar a vida útil do maquinário é a lubrificação. Isso inclui um planejamento de manutenção periódica de máquinas, peças e ferramentas, visando prolongar as condições de uso de cada equipamento. É importante frisar que a maioria dos problemas começam a partir do atrito entre componentes devido à falta de lubrificação.

As substâncias lubrificantes são responsáveis por criar uma película protetora que reduz fricções e desgastes, refrigerar os conjuntos mecanizados, limpar as peças, auxiliar na movimentação de componentes mecânicos e evitar a corrosão e entrada de impurezas – vale ressaltar que a lubrificação representa menos de 5% dos insumos utilizados numa fábrica.

Exemplos que se destacam são alguns tipos de lubrificantes para engrenagens abertas e fechadas, como biolubrificantes vegetais, lubrificantes atóxicos, óleos biodegradáveis, vegetais e para compressores e sistemas hidráulicos – importante dizer que a manutenção preventiva é o melhor sistema de controle dos conjuntos lubrificados. 

5. Saiba quando fazer a manutenção preventiva

Indicada como a melhor opção para componentes lubrificados, a manutenção preventiva pode não ser eficiente em outros casos. Executado em intervalos predeterminados, a fim de evitar e reduzir falhas e degradações, esse tipo de prevenção custa, em média, três vezes mais que a manutenção preditiva, e sua aplicação é útil em apenas 11% dos equipamentos industriais.

Essa baixa porcentagem é representada por peças e máquinas diretamente afetadas pela sua idade, e não necessariamente pelo tempo de uso. Incluídos nesse leque, os conjuntos lubrificados podem ser submetidos à operação preventiva. É importante que cada companhia treine e indique devidamente às suas equipes quais produtos devem ser utilizados em determinados conjuntos.

Conheça os lubrificantes da EFFICAX Brasil 

Reconhecida pela formulação e fabricação de lubrificantes de alto desempenho e filtros industriais, a EFFICAX Brasil é uma empresa que proporciona um acompanhamento completo aos seus clientes por meio de profissionais comprometidos em reduzir custos com aquisição e manutenção de estoques de filtros, peças e lubrificantes para indústria.

Muito além das vendas, trata-se de um processo de parceria e compromisso, com estudo detalhado de cada caso para alcançar o melhor resultado possível por meio de seus produtos e procedimentos de lubrificação.

Veja mais: Graxa LubrificanteSilicone IndustrialGraxa IndustrialÓleo HidráulicoÓleo Industrial