Os tipos de lubrificantes: tudo que você precisa conhecer

lubrificantes

Como funciona a lubrificação na indústria do cimento?

04/12/2020
lubrificantes industriais

Lubrificantes industriais: quão importante eles são para a indústria?

05/05/2021
Mostra mais

Os tipos de lubrificantes: tudo que você precisa conhecer

tipos de lubrificantes

Há diversos tipos de lubrificantes no mercado. Eles são feitos à base de óleos minerais, óleos sintéticos, óleos vegetais e aditivos de última geração. Confira quais são os principais e veja como adquiri-los com segurança e qualidade.

Principais tipos de lubrificantes

Os principais tipos de lubrificantes são:

Biolubrificantes vegetais

Os biolubrificantes vegetais, como o próprio nome sugere, são biodegradáveis e feitos à base de óleos e graxas de origem vegetal. Além de alto desempenho, eles mitigam danos causados ao meio ambiente.

Lubrificação de engrenagens abertas e fechadas

A lubrificação correta das engrenagens abertas e fechadas permite que esse tipo de equipamento possa operar por longos períodos sem paradas, mesmo quando submetidos a condições severas de operação, como cargas elevadas, reversão constante no sentido do movimento, temperatura ambiente elevada e altos índices de contaminação sólida ou líquida.

Lubrificante para cabo de aço

Esses lubrificantes reduzem o desgaste interno e externo em cabos de aço, roldanas e tambores, proporcionando maior vida útil, eficiência energética e redução nos custos de lubrificação e manutenção desse tipo de equipamento. 

Lubrificante para corrente industrial

A lubrificação correta das correntes industriais minimiza o desgaste interno e externo dos seus elos, coroas e pinhões e evita a formação de depósitos de carbono quando as correntes são submetidas a elevadas temperaturas, ou o acúmulo de qualquer outro tipo contaminante que coloque em risco a operação e o bom funcionamento do equipamento e do processo industrial.

Lubrificante para engrenagem aberta

O lubrificante foi desenvolvido para garantir a proteção de engrenagem aberta em equipamentos de grande porte que estejam sob altas cargas e contaminação.

Lubrificantes para moendas

São lubrificantes formulados com altíssima viscosidade e desenvolvidos para minimizar o desgaste dos mancais e engrenagens de moendas, reduzir a temperatura de funcionamento, o consumo de lubrificante, a contaminação do meio ambiente e dos fluidos processados, promover redução nos estoques de peças de reposição, lubrificantes e nas paradas para manutenção, proporcionando maior eficiência e confiabilidade aos processos produtivos.

Óleo lubrificante atóxico

Esse tipo de lubrificante reduz significativamente os riscos operacionais, pois é amigável ao meio ambiente e ao ser humano, e sua fórmula diferenciada também proporciona proteção aos equipamentos e processos produtivos, garantindo, consequentemente, maior vida útil e produtividade.

Óleo lubrificante biodegradável

Nossa linha de óleos lubrificantes biodegradáveis é resistente ao fogo e formulada com aditivos antidesgaste, antioxidante e anticorrosivos, que garantem eficiência e segurança aos processos e equipamentos, mesmo quando utilizados em ambientes de operação sob alta temperatura e com risco de incêndio.

Óleo lubrificante grau alimentício

Proporciona segurança aos processos e aos equipamentos alimentícios e farmacêuticos, resistência à oxidação, proteção contra corrosão e desgaste. Nesse sentido, é possível afirmar que esse tipo de lubrificante garante maior vida útil, eficiência e segurança aos equipamentos e processos em que é aplicado, sendo um óleo de excelente custo-benefício.

Óleo lubrificante vegetal

Este tipo de óleo é um fluido hidráulico de base vegetal, resistente ao fogo e ao desgaste, conferindo uma maior vida útil ao equipamento e segurança aos processos nos quais é aplicado.

Óleo para compressores

Entre todos os tipos de lubrificantes, esse foi especialmente formulado para proporcionar mais confiabilidade, eficiência e vida útil ao compressor e aos sistemas que necessitam de ar sob pressão para operar, gerando menos impacto ao meio ambiente e ao ser humano. 

Óleo para sistemas hidráulicos

A linha de óleos para sistemas hidráulicos é utilizada em todos os tipos de indústrias, fábricas automotivas e produção agrícola, sendo normalmente aplicada em máquinas operatrizes, redutores de velocidade, caixas de mancais planos e de rolamentos, além de atender à produção de bombas hidráulicas convencionais e de alta pressão.

tipos de lubrificantes

Saiba mais sobre os tipos de lubrificantes e saiba onde adquiri-los com a EFFICAX

É importante conhecer tudo sobre os tipos de lubrificantes antes de adquirir aquele que melhor se adequa a cada caso. Pelo site da EFFICAX, é possível conhecer cada lubrificante especificamente, além de contar com o suporte da equipe de profissionais da empresa para saber qual produto e procedimento são mais indicados de acordo com a situação.

Ou seja, o trabalho da EFFICAX não se limita a uma transação comercial de compra de um único produto.

Trata-se de um processo de parceria e acompanhamento com o estudo detalhado de cada caso, observando as adequações necessárias de perto por meio de profissionais treinados para identificar, orientar e conduzir outros profissionais a alcançarem o maior resultado possível com produtos e procedimentos específicos.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre os tipos de lubrificantes e a EFFICAX.