Filtro autolimpante: como atua em processos industriais

diferentes tipos de óleo para compressores

Quais os diferentes tipos de óleo para compressores?

08/07/2021

Entenda a importância da lubrificação industrial

30/07/2021
Mostra mais

Filtro autolimpante: como atua em processos industriais

Filtro autolimpante
O filtro autolimpante é um equipamento utilizado em diversos processos industriais, sendo um método de separação dos sólidos e líquidos, ou de fluidos que estão suspensos (retendo partículas sólidas).
Saiba o que há de mais importante sobre a atuação do filtro autolimpante, como deve ser a manutenção e veja onde adquirir o equipamento com profissionais no assunto.
Saiba mais: Como elaborar um plano de lubrificação industrial

O filtro autolimpante é um equipamento amplamente utilizado em processos industriais, estando presente tanto em segmentos da indústria quanto em usinas hidrelétricas.

Sua principal finalidade inclui a realização da filtragem de fluidos com viscosidade bem próxima à da água.

Atualmente, os melhores filtros são desenvolvidos a partir de alta tecnologia, visando à qualidade da filtragem industrial. No caso, o filtro autolimpante fornecido por empresas especialistas, como a EFFICAX, é produzido a partir de DN 2”, e sua capacidade de filtragem pode variar de 25 a 3.000 µm.

A atuação do filtro autolimpante em processos industriais

Durante a atuação do filtro autolimpante, ocorre a filtração de fluidos por meio de um elemento filtrante. Com isso, todas as possíveis partículas e resíduos presentes são separados e ficam presos no filtro, enquanto o fluido é liberado.

Ou seja, o principal objetivo do filtro autolimpante é deter as partículas no elemento filtrante, já que dificultariam o fluxo de passagem do fluido.

Diferencial de atuação do filtro autolimpante

Como o próprio nome sugere, esse equipamento aciona seu mecanismo de autolimpeza do filtro, eliminando as partículas retidas anteriormente. O sistema de limpeza é muito viável e útil, pois diminui a frequência de manutenções e limpeza (que demandam tempo e, consequentemente, retardam o processo industrial).

Importante: o filtro autolimpante deve ser escolhido de acordo com as especificidades de cada caso. No geral, a escolha pelo melhor filtro autolimpante leva em consideração: o tamanho dos bocais de entrada e saída, do particulado a ser filtrado, da pressão de trabalho e da vazão para o equipamento.

Como deve ser feita a manutenção?

A manutenção é muito importante para que o filtro autolimpante funcione da melhor maneira possível, evitando a ocorrência de panes, avarias e consequentes prejuízos.

Nesse sentido, a manutenção prevê problemas antes que eles possam acontecer. Ela funciona de forma a realizar a limpeza e a troca de peças, como da malha filtrante, além de reparar possíveis danos dos elementos estruturais.

Chamamos a atenção para o processo de manutenção dos filtros autolimpantes pois esse procedimento garante que o equipamento funcione em plena consonância com as configurações corretas da placa dos filtros, garantindo sua conjuntura estrutural.

Encontre filtro autolimpante com o auxílio profissional da EFFICAX

Os gestores e administradores que buscam filtro autolimpante devem levar em consideração que cada negócio demanda um tipo de filtro industrial com características específicas, sendo fundamental ter o acompanhamento de profissionais no assunto, para auxiliarem na escolha do melhor equipamento para cada operação.

A EFFICAX sabe disso e fornece acompanhamento profissional para determinar os melhores filtros industriais para cada sistema.

A empresa tem excelência no mercado de filtros, lubrificantes e graxas industriais, contando com profissionais altamente capacitados, tecnologia de ponta e sólida infraestrutura. Com a EFFICAX, indústrias de todo o Brasil podem se beneficiar da qualidade e da ótima procedência dos produtos fornecidos pela equipe.

Navegue pelo site e conheça o amplo catálogo de filtros industriais da EFFICAX.