Quais os diferentes tipos de óleo para compressores?

Lubrificante grau alimentício

Lubrificante grau alimentício: principais características

27/05/2021
Filtro autolimpante

Filtro autolimpante: como atua em processos industriais

08/07/2021
Mostra mais

Quais os diferentes tipos de óleo para compressores?

diferentes tipos de óleo para compressores
Os compressores, assim como outras máquinas industriais, precisam receber o lubrificante indicado na quantidade correta e nos intervalos adequados. O óleo para compressores garante que tais equipamentos desempenhem suas funções adequadamente, de forma eficiente, econômica e segura.
Saiba quais são os diferentes tipos de óleo para compressores e como adquiri-los com segurança.

Qual a função do óleo para compressores?

O óleo para compressor tem como principal função a lubrificação das peças de um compressor, a fim de assegurar o bom funcionamento durante o maior tempo possível, evitando falhas, quebras e o desgaste prematuro.

O lubrificante correto protege todo o sistema e reduz o atrito entre as peças móveis, além de aumentar a eficiência energética do compressor e contribuir com a vedação, refrigeração e limpeza do sistema.

Quais os diferentes tipos de óleo para compressores?

Os principais tipos de óleo para compressores e suas características são:

Óleo sintético para compressores e suas características

O óleo para compressores sintético é considerado de ótima qualidade. Pode ser derivado de diversos tipos de materiais, cada qual com suas próprias características.

O fluido hidráulico à base de Poliglicol e os fluidos sintéticos são normalmente recomendados para compressores que operam com pressão e vazão elevadas, enquanto os fluidos semissintéticos são normalmente recomendados para compressores que operam com pressão e vazão médias ou baixas.

Óleo semissintético para compressores e suas características

O óleo semissintético, como o próprio nome sugere, é resultado da soma de óleos minerais e sintéticos. A proporção dessa mistura depende intrinsecamente dos objetivos de uso do óleo.

Nesse sentido, a ideia do óleo semissintético é reduzir custos mantendo algumas características e benefícios de ambas as versões (mineral e sintético), principalmente no que diz respeito à vida útil do óleo, sua resistência à temperatura e à formação de borra.

Óleo mineral para compressores e suas características

O óleo mineral é um derivado de petróleo, e o tipo de refinamento interfere diretamente na qualidade final do fluido lubrificante. Nesse sentido, quanto mais e melhor refinado o óleo mineral for, mais características positivas terá, o que inclui resistência à degradação, temperatura e variação na viscosidade. Devido à relação custo-benefício, ele tem sido aplicado em compressores de parafuso, pistão e multicelulares.

Como escolher o óleo para compressor certo

O primeiro passo para escolher o óleo de compressor mais adequado é ler o manual do equipamento de forma minuciosa, estudando e compreendendo qual tipo de lubrificante melhor se adapta a ele.

Isso é fundamental uma vez que, se o lubrificante escolhido for inadequado ou incompatível, poderá causar sérios problemas ao compressor, gerando prejuízos para todo o processo.

Após ler o manual, é preciso levar três fatores em consideração: o tipo de compressor, a pressão necessária e qual tipo de gás será comprimido.

Nesse sentido, conhecer a fundo o compressor é a chave para escolher o melhor tipo de óleo lubrificante. Além disso, a compra do produto deve ser feita mediante um fabricante e fornecedor de confiança, como é o caso da EFFICAX Brasil.

Conheça os óleos para compressores da EFFICAX

A EFFICAX Brasil é uma empresa que fabrica e comercializa óleo para compressores, além de óleos lubrificantes, filtros, graxas e outros produtos que visam otimizar e potencializar a qualidade do serviço realizado por máquinas industriais.

Com auxílio da EFFICAX, é possível encontrar óleo para compressores com a qualidade que a sua indústria precisa, bons preços e segurança durante a compra.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a EFFICAX Brasil e sua linha de óleos para compressores.