Entenda a importância da lubrificação industrial

Filtro autolimpante

Filtro autolimpante: como atua em processos industriais

08/07/2021
Tratamento de óleo industrial: quais as suas vantagens?

Tratamento de óleo industrial: quais são as vantagens?

02/08/2021
Mostra mais

Entenda a importância da lubrificação industrial

Ter maquinários em uma fábrica ou indústria requer a manutenção de equipamentos, o que demanda inspeção, readaptação, revisão de todos os componentes e, claro, a lubrificação. Mas, afinal, como o lubrificante industrial funciona e qual sua importância? Confira este artigo e saiba mais sobre o assunto!

O que é o lubrificante industrial e como funciona?

Em toda indústria, há um constante contato entre peças do maquinário, o que, invariavelmente, começa a gerar atrito, vibrações, calor, corrosão, oxidação e desgaste.

Em vista disso, o lubrificante surgiu para ser usado entre os pontos de contato dos componentes, visando criar uma película de proteção para facilitar o deslizamento das peças e diminuir a incidência de problemas, como a substituição recorrente de peças, desligamento do maquinário industrial, perda de produtividade e gastos com manutenção corretiva que poderiam ser evitados.

O lubrificante é capaz de oferecer esses benefícios ao setor industrial tendo em vista que é uma substância constituída por óleos e aditivos, os quais podem ser encontrados nos mais variados estados físicos, sendo os principais o sólido, o pastoso, o líquido e o gasoso.

A seguir, a descrição de cada um deles:

Lubrificante industrial: sólidos

Os lubrificantes para indústria sólidos, geralmente, são feitos a partir de grafite, talco e bissulfeto de molibdênio. No ramo da agricultura, por exemplo, o grafite é muito utilizado para lubrificar componentes que armazenam as sementes dentro das semeadoras, com o intuito de combater possíveis danos das sementes nessas máquinas.

Lubrificante industrial:​ pastosos

Os pastosos, também chamados de graxa, são mais gordurosos, utilizados como meio termo entre os sólidos e os líquidos, já que conseguem ser concentrados no local necessário, criando uma boa lubrificação.

Esse tipo de lubrificante costuma ser feito a partir de óleo, mineral ou sintético, condensado a algum espessante.

Lubrificante industrial: ​líquidos

Os lubrificantes líquidos, ou óleos lubrificantes, são muito usados em máquinas que vão para o campo. Podem ser encontrados em três versões: orgânico, sintético e mineral.

Lubrificante industrial: ​gasosos

Os lubrificantes gasosos são utilizados somente em casos muito específicos, nos quais não é possível usar outro tipo de lubrificante, como, por exemplo, em maquinários com alta rotação, os quais podem ocasionar a combustão ou o congelamento da substância lubrificante, ou que possuam componentes muito pequenos, nos quais seja difícil aplicar o lubrificante adequadamente.

Além de serem empregados diante de circunstâncias excepcionais, para que o lubrificante gasoso apresente um bom desempenho, é preciso garantir total vedação no compartimento de aplicação e a pressão necessária.

Dentre os lubrificantes gasosos mais comumente utilizados, podemos citar o ar, o nitrogênio e os gases halogenados.

Quais os diferentes tipos de lubrificantes industriais existentes?

Lubrificante mineral

Esse tipo de lubrificante é proveniente do refino do petróleo combinado com aditivos. Por ser obtido de uma matéria bruta natural, o lubrificante mineral apresenta um valor de mercado mais acessível. Contudo, por conter impurezas e sua viscosidade se modificar de acordo com a oscilação da temperatura, possui uma vida útil menor se comparado aos demais.

Lubrificante sintético

Esse tipo de lubrificante, como o próprio nome sugere, é produzido sinteticamente, ou seja, de modo artificial, mais especificamente a partir do aperfeiçoamento de compostos petroquímicos em laboratório.

Por conta disso, apresenta um valor de mercado superior ao do lubrificante mineral, mas, em contrapartida, não possui impurezas e dispõe de viscosidade com maior estabilidade, além de menor oxidação e maior resistência à pressão, o que garante maior qualidade, vida útil e, consequentemente, maior durabilidade. 

Lubrificante semissintético

Esse tipo de lubrificante é uma alternativa intermediária entre o lubrificante mineral e o sintético, resultando em um produto com qualidade superior ao óleo mineral, mas com valor de mercado mais acessível.

O lubrificante semissintético recebe esse nome e apresenta essas características uma vez que consiste na mistura entre o óleo mineral e o sintético.

Quais são os principais aditivos na composição de lubrificantes industriais?

Os lubrificantes industriais são compostos em sua maioria por óleo básico, mais especificamente 75% e 99%, e aditivos que visam aprimorar as propriedades físicas desses compostos. Dentre os aditivos mais frequentemente encontrados na composição de lubrificantes industriais, podemos destacar: 

Detergentes ou dispersantes

Esse aditivo é capaz de reagir com moléculas indesejáveis que possam estar presentes no lubrificante, envolvendo-as completamente, mantendo-as dispersas no óleo e impedindo-as de interagirem com outras substâncias, o que acarretaria a formação de partículas contaminantes cada vez maiores, capazes de comprometer o desempenho do maquinário futuramente após constante acúmulo.

Antioxidante

O lubrificante industrial pode apresentar em sua composição substâncias capazes de oxidar metais, um dos principais materiais utilizados na produção de maquinários para o setor industrial. Por conta disso, muitas vezes são aplicados aditivos antioxidantes, os quais são responsáveis por reagir com as partículas de metal, formando uma camada protetora em torno delas. 

Anticorrosivo

Esse aditivo tem a função de neutralizar substâncias provenientes do processo de combustão, como os ácidos sintetizados a partir do enxofre e do nitrogênio.

Antiespumante

Conforme o lubrificante se move, ele se mistura com o ar presente no ambiente, formando bolhas de ar que rompem a camada protetora do óleo, expondo as superfícies de contato ao atrito e desgaste.

Para evitar essa situação, são aplicados aditivos antiespumantes, os quais são responsáveis por impedir a formação e acelerar o processo de rompimento de espumas no lubrificante. 

Desemulsificantes

Esses aditivos têm a função de acelerar o processo de separação de emulsões, ou seja, misturas heterogêneas nas quais duas substâncias ou mais são incapazes de formar uma mistura homogênea. 

Por que é importante lubrificar as máquinas industriais?

A lubrificação industrial é extremamente importante para evitar, ou diminuir ao máximo possível, a fricção entre peças, reduzindo o desgaste da máquina e possíveis problemas subsequentes. Quando o atrito diminui, o calor também deixa de ser produzido, o que ajuda na conservação do maquinário.

É crucial destacar que cada tipo de máquina ou peça industrial precisa de uma lubrificação específica, que seja eficaz o suficiente para manter os componentes em bom funcionamento. Ou seja, o lubrificante para indústria é importante para manter e prolongar a vida útil das peças.

Conheça os lubrificantes industriais de alta performance da Efficax

Cerca de 90% dos maquinários recebem lubrificantes industriais comuns. Ao passar para uma lubrificação de alto desempenho, como com as soluções da Efficax, é possível garantir ainda mais benefícios aos maquinários.

A Efficax não provê apenas produtos para lubrificação industrial, mas também realiza um acompanhamento completo para saber qual produto é o mais adequado. Ou seja, o grande diferencial da Efficax é estar sempre com o cliente. A empresa entende tudo sobre formulação de lubrificantes industriais de alto desempenho e fabrica matérias-primas e filtros para o setor industrial, a fim de garantir que a produção se mantenha em constante funcionamento.

Buscamos criar uma relação de proximidade com o cliente apresentando uma solução que possibilite alcançar o resultado que almeja em sua indústria.

Portanto, se você está em busca de lubrificantes industriais de alta qualidade e deseja receber total suporte para garantir a melhor escolha para as suas necessidades, entre em contato conosco por meio do nosso site e conheça mais sobre nossos produtos e serviços.
Veja mais: SkidElemento FiltranteGraxa de Silicone