Lubrificação industrial: entenda para que serve a graxa de silicone

Muito além de saber para que serve graxa de silicone, é fundamental compreender o funcionamento e a importância desse lubrificante industrial.

Primeiramente, a lubrificação industrial é muito importante para diminuir ao máximo o atrito entre peças, reduzindo desgastes e avarias da máquina, assim como outros problemas subsequentes.

Ao diminuir o atrito, a máquina esquenta menos, o que prolonga seu tempo de vida útil. Importante destacar também que cada tipo de peça precisa de uma lubrificação específica, algumas se ajustam mais ao óleo, enquanto outras têm seu desempenho melhorado a partir da aplicação de graxa de silicone.

Entenda, a seguir, para que serve graxa de silicone e como adquirir esse componente.

O que é a graxa de silicone?

A graxa de silicone é um lubrificante industrial proveniente da aditivação de polímeros de silicone.

É largamente utilizada para proteção de superfícies metálicas e vedação dielétrica, oferecendo bastante resistência e estabilidade.

Quais as principais características da graxa de silicone?

Entre as principais características da graxa de silicone, é possível citar:

  • a maior parte das graxas é feita a partir de derivados de petróleo, que são engrossados com sabões;
  • óleos sintéticos também podem ser utilizados para adicionar propriedades específicas;
  • os óleos sintéticos adicionados à graxa de silicone são das famílias de ésteres orgânicos, poliglicóis e hidrocarbonetos sintéticos. São fluidos de alta estabilidade de oxidação em altas temperaturas e baixa viscosidade em baixas temperaturas.

Para que serve graxa de silicone?

A graxa de silicone serve para garantir o bom funcionamento de equipamentos dielétricos. Costuma ser um lubrificante à prova d’água e assegura o isolamento e vedação para instalações elétricas, marítimas e, até mesmo, militares.

Seu foco principal está nas assistências técnicas, que se utilizam da graxa de silicone em dispositivos eletrônicos, promovendo a vedação de circuitos que corram risco de soltar faíscas, de conexões elétricas, conectores polarizados, plugs, entre outros componentes.

A graxa de silicone ainda pode ser formulada de acordo com as necessidades de aplicações, tais como:

  • lubrificação de válvulas e sistemas de alto vácuo;
  • proteção de metais em estruturas protendidas;
  • proteção de superfícies metálicas em geral;
  • proteção permanente contra corrosão de peças.

Por que a graxa de silicone é tão importante no mercado?

A graxa de silicone serve para manter equipamentos protegidos, garantir seu bom funcionamento, aumentar a durabilidade de peças e proporcionar a boa qualidade do que será produzido.

Ela também é importante por possibilitar as seguintes vantagens:

  • estabilidade de oxidação;
  • estabilidade química e mecânica;
  • excelente resistência à lavagem com água;
  • excelente adesividade e aderência;
  • não influencia negativamente elastômeros ou materiais plásticos;
  • possibilidade de períodos de relubrificação mais longos;
  • redução do desgaste das peças, prolongando a vida útil.

Saiba mais sobre para que serve graxa de silicone e como adquirir com fabricante especializado

A graxa de silicone precisa ser de um fabricante de confiança e passar por testes de qualidade para assegurar um produto de alto desempenho, e você encontra esse tipo de trabalho profissional na EFFICAX Brasil.

A EFFICAX Brasil é uma empresa fabricante de lubrificantes industriais, incluindo graxa de silicone, e tem como principal objetivo garantir ao cliente uma experiência plenamente satisfatória, com um produto desenvolvido para sanar suas necessidades.

Pelo site, você pode entrar em contato com nosso time e receber as informações que precisar sobre a graxa de silicone. Aproveite para saber mais e tirar suas dúvidas.

Você pode se interessar

Entenda a importância da lubrificação industrial

Como é o processo de desenvolvimento dos lubrificantes industriais? Na indústria, o óleo lubrificante é feito tendo como base, em cerca de 95% dos casos, o óleo mineral derivado do...
Continue lendo

Tratamento de óleo industrial: quais são as vantagens?

Qual é a importância de tratar o óleo industrial? O tratamento de óleo industrial possibilita o aumento da vida útil de máquinas e previne prejuízos causados pela utilização de fluidos...
Continue lendo

Entenda a importância da lubrificação industrial

Ter maquinários em uma fábrica ou indústria requer a manutenção de equipamentos, o que demanda inspeção, readaptação, revisão de todos os componentes e, claro, a lubrificação. Mas, afinal, como o...
Continue lendo
×