Indústria de alimentos e bebidas

A indústria de alimentos e bebidas é responsável por quase 60% de toda a produção agropecuária do país!

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Alimentícia (ABIA), trata-se do maior setor da indústria da transformação brasileira.

Em números de empregos, essa indústria é responsável por mais de 1,6 milhão de postos diretos de trabalho em cerca de 37,7 mil empresas.

É visível o quanto a indústria de alimentos e bebidas tem papel fundamental na economia, e, para que a produtividade seja suficiente, é preciso que o maquinário industrial passe por um processo de lubrificação e filtragem adequado.

A lubrificação como auxílio à produtividade

Basicamente, a lubrificação industrial pode ser vista como um processo capaz de diminuir o desgaste e o atrito entre superfícies, tendo influência direta sobre a produtividade.

Os lubrificantes industriais são capazes de criar uma película nas superfícies dos componentes que reduz ao máximo o atrito e o consequente desgaste, promovendo um deslizamento mais fácil ao mesmo tempo que evita o excesso de corrosão e as altas temperaturas.

A qualidade do lubrificante, nesse sentido, é crucial para garantir a produtividade e a segurança no chão de fábrica.

Altas temperaturas, água e contaminantes são ameaças graves à vida útil do maquinário industrial

Se você não investe em um sistema de lubrificação adequado, levando em consideração cada ponto das máquinas, o impacto pode ser profundamente negativo, causando interrupções imprevistas na linha de produção e consequentes prejuízos.

Hoje, a lubrificação inadequada é responsável por mais de 35% de todas as falhas em rolamentos, mas, ao utilizar lubrificantes de qualidade, é possível evitar problemas e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade.

Mas, afinal, o que são os lubrificantes industriais?

Os lubrificantes industriais são feitos à base de óleos, graxas e pastas e utilizados em máquinas e equipamentos da indústria de alimentos e bebidas.

Hoje, graças à Efficax, você pode encontrar diferentes lubrificantes industriais, para as mais diversas finalidades.

Os diferenciais dos lubrificantes industriais da Efficax

Os lubrificantes industriais da Efficax são aplicados em componentes e peças para aumentar a vida útil e a capacidade de produção.

Cada tipo de lubrificante da Efficax é feito a partir de uma combinação de espessantes e aditivos levando em consideração as necessidades da indústria, como é o caso da indústria de alimentos e bebidas, que demanda características bastante específicas dos lubrificantes utilizados.

No mais, os lubrificantes produzidos pela Efficax e que podem ser utilizados na indústria em geral são:

  • biolubrificantes vegetais;
  • lubrificantes de engrenagens abertas e fechadas;
  • lubrificante para cabo de aço;
  • lubrificante para corrente industrial;
  • lubrificante para engrenagem aberta;
  • lubrificantes para moendas;
  • óleo lubrificante atóxico;
  • óleo lubrificante biodegradável;
  • óleo lubrificante grau alimentício;
  • óleo lubrificante vegetal;
  • óleo para compressores;
  • óleo para sistemas hidráulicos.

Especificidades da lubrificação na indústria de alimentos e bebidas

É importante notar que os lubrificantes de grau alimentício são muito específicos e únicos, já que são utilizados em um tipo de fábrica que lida diretamente com produtos que serão consumidos pelo ser humano.

Sobre isso, a Food and Drug Administration (FDA) determinou que a lubrificação em indústrias de alimentos e bebidas deve respeitar 4 categorias. São elas:

  • H1: lubrificantes que, se em contato acidental com o alimento, não causam prejuízos à saúde dos seres humanos. São feitos a partir de substâncias aprovadas para uso em produtos alimentícios;
  • H2: óleos e graxas lubrificantes que são utilizados em peças e equipamentos industriais sem que haja a possibilidade de fazer contato direto com o alimento;
  • 3H: lubrificantes que ficam em contato direto com o alimento, os quais são conhecidos como lubrificantes comestíveis ou solúveis;
  • HT1: lubrificantes que promovem troca de calor entre o maquinário e o ambiente. São considerados seguros caso haja contato incidental.

Benefícios da lubrificação na indústria de alimentos e bebidas

Aumente a produtividade do maquinário

Ao impedir problemas no funcionamento do maquinário, os lubrificantes industriais promovem a otimização da linha de produção e o bom funcionamento dos componentes por mais tempo, além de reduzir custos com assistência técnica e substituição de peças.

Mais segurança para a produção e para os trabalhadores

Ao garantir o bom funcionamento do maquinário industrial, tanto o produto final quanto os colaboradores desfrutam de mais segurança.

Diminua desperdícios e consumo em excesso

Ao aplicar lubrificantes corretamente, com auxílio da equipe da Efficax, você evita desperdícios, consumo de lubrificante e de energia em excesso, além de diminuir os resíduos.

Quer receber mais informações sobre os lubrificantes industriais da Efficax? Preencha o formulário ou entre em contato pelo WhatsApp

O rendimento na indústria de alimentos e bebidas é influenciado diretamente pela qualidade da lubrificação, por isso não se deve negligenciar esse processo.

A Efficax sabe disso e disponibiliza no seu catálogo diferentes tipos de lubrificantes para fábricas de alimentos e bebidas, e você não precisa se preocupar, a Efficax tem vasta experiência no mercado de lubrificação e filtragem industrial.

A equipe responsável pelos sistemas de lubrificação, além de indicar os melhores produtos, presta consultoria às indústrias e dá suporte para que você tenha acesso às melhores práticas para otimizar o rendimento da produção.

Entre em contato conosco para receber mais informações.



Contato

Entre em contato conosco.