Papel e celulose

A indústria de papel e celulose é de grande importância no cenário econômico brasileiro, tanto que nos últimos anos o setor aumentou suas operações, conquistando novos mercados no exterior.

Disso nasceu a necessidade de procurar lubrificantes e filtros eficientes, que promovam a segurança dos processos e o aumento da produtividade no chão de fábrica.

A lubrificação na indústria de papel e celulose

Durante a produção de papel e celulose, variantes, como calor, água, poeira e vapor, atingem em cheio o maquinário industrial, fazendo dos procedimentos de lubrificação uma obrigatoriedade para o bom desempenho das máquinas.

Uma fábrica de papel consiste em sessões de formação, de prensa, de secagem e de rolo. Cada uma delas possui peças e rolamentos expostos a condições adversas.

Grande parte das avarias sofridas pelos equipamentos decorre da água, do calor ou do vapor. Esses elementos representam perigos reais para a produção e para os colaboradores. Por isso, a lubrificação deve ocorrer de forma adequada.

Importante: a equipe responsável pela lubrificação de componentes industriais deve ter expertise no assunto e praticar os melhores procedimentos para evitar problemas comuns causados pela falta de cuidados nesse ponto (como qualidade ruim do produto ou acidentes).

O que é um lubrificante industrial?

Agora que você sabe a importância da lubrificação na indústria de papel e celulose, que tal conferir de perto um pouco mais sobre os lubrificantes propriamente ditos?

Na Efficax, eles são desenvolvidos especialmente para maquinário industrial e todos os componentes presentes no chão de fábrica de uma indústria de papel.

Há mais de um tipo de lubrificante industrial, cada qual com as suas finalidades e vantagens.

Os lubrificantes produzidos pela Efficax que podem ser utilizados na indústria de papel e celulose são:

  • biolubrificantes vegetais;
  • lubrificantes de engrenagens abertas e fechadas;
  • lubrificante para cabo de aço;
  • lubrificante para corrente industrial;
  • lubrificante para engrenagem aberta;
  • lubrificantes para moendas;
  • óleo lubrificante atóxico;
  • óleo lubrificante biodegradável;
  • óleo lubrificante grau alimentício;
  • óleo lubrificante vegetal;
  • óleo para compressores;
  • óleo para sistemas hidráulicos.

Sobre a Efficax

A Efficax é uma fabricante de lubrificantes e filtros industriais que leva em consideração os diferentes nichos de atuação e necessidades de seus clientes.

Hoje, a Efficax é uma companhia com plena expertise e conhecimentos em lubrificação e filtragem para indústrias de papel e celulose.

A equipe de profissionais da Efficax é especializada em lubrificação para indústria de papel e celulose, atuando sempre com o objetivo de potencializar a produtividade das suas máquinas.

Importante: além de ser especializada na fabricação de lubrificantes e filtros, a Efficax também fornece suporte e consultoria para que os clientes conheçam as melhores práticas a serem aplicadas no chão de fábrica, tudo isso em prol do rendimento da empresa.

Entre em contato conosco para receber mais informações.

Indústria de papel e celulose: o que um bom óleo lubrificante deve possuir

A lubrificação em indústrias de papel e celulose, para ser considerada eficiente, deve respeitar os seguintes requisitos:

Controle de temperatura

A temperatura do óleo lubrificante para indústrias de papel e celulose deve ser controlada visando prolongar a vida útil do maquinário, diminuir a necessidade de substituição de peças, reduzir os custos com manutenção corretiva e evitar paradas imprevistas.

Esse tipo de controle deve ocorrer, principalmente, na lubrificação de mancais de rolamentos, no óleo para engrenagem aberta e no óleo para sistema hidráulico.

Espessura adequada do filme do óleo

Ao realizar a lubrificação de componentes industriais, é preciso assegurar que o filme criado pelo óleo tenha uma espessura suficiente para proporcionar a proteção das peças e facilitar a remoção de contaminantes das superfícies.

Resistência à oxidação

Na indústria de papel e celulose, as máquinas ficam expostas a temperaturas altíssimas. Por isso, o óleo lubrificante deve ser de boa qualidade e garantir resistência à oxidação.

Viscosidade inalterada

Outro requisito para atestar a eficiência do lubrificante industrial diz respeito à sua viscosidade, que deve se manter inalterada mesmo durante a operação da máquina.

Excelente demulsibilidade

Durante o processo de fabricação de papel e celulose, haverá momentos em que o óleo lubrificante entrará em contato direto com água, e para evitar problemas é preciso que ele apresente excelente demulsibilidade, ou seja, capacidade de se manter inalterado na presença de água.

Aditivação antiespuma

Ainda falando sobre a água no processo de produção, as altas temperaturas no chão de fábrica podem fazer com que a água se transforme em vapor, sendo responsabilidade do lubrificante evitar a aeração por meio de aditivação antiespuma.

Expertise em lubrificação e filtragem

A equipe da Efficax Brasil realiza o acompanhamento e a assessoria de seus clientes e, por isso mesmo, adquiriu expertise e conhecimentos aprofundados sobre lubrificação e filtragem.

Isso possibilitou que a empresa se tornasse referência no desenvolvimento e fabricação de lubrificantes e filtros especialmente pensados para a indústria de papel de celulose.

Com os lubrificantes da Efficax, você promove a proteção de superfícies sólidas e o aumento da vida útil das peças de maquinários industriais.

Além de fornecer lubrificantes específicos, levando em consideração as especificidades da indústria de papel e celulose, a Efficax também orienta a sua equipe acerca da dosagem necessária e do ponto de aplicação para uma lubrificação eficiente, com redução dos riscos de acidentes.

Quer receber mais informações sobre lubrificação na indústria de papel e celulose? Preencha o formulário ou entre em contato pelo WhatsApp.



Contato

Entre em contato conosco.