Siderurgia

A Efficax Brasil é uma empresa com expertise em lubrificação e filtragem, sendo especializada na formulação e fabricação de vários tipos de lubrificantes para a indústria siderúrgica.

Atualmente, a Efficax dispõe de um amplo catálogo de lubrificantes industriais com opções que se adequam às especificidades de cada caso.

Tire suas dúvidas sobre lubrificação para indústrias siderúrgicas e aproveite para preencher o formulário e receber mais informações sobre os lubrificantes da Efficax.

O que é um lubrificante industrial?

Os lubrificantes industriais são produtos desenvolvidos especificamente para máquinas e equipamentos utilizados em indústrias, como a siderúrgica.

Entre os diferentes tipos de lubrificantes, é possível identificar finalidades e vantagens específicas.

No catálogo de lubrificantes industriais da Efficax, você encontra as seguintes opções:

  • biolubrificantes vegetais;
  • lubrificante para cabo de aço;
  • lubrificante para corrente industrial;
  • lubrificante para moendas;
  • lubrificantes atóxicos;
  • lubrificantes de engrenagens abertas e fechadas.

Como são produzidos os lubrificantes industriais da Efficax

A linha de lubrificantes industriais da Efficax é composta por graxas, óleos e pastas. Sua finalidade é ajudar que os componentes e as peças que compõem os equipamentos industriais alcancem a maior vida útil possível, aumentando a produtividade do equipamento e proporcionando confiabilidade ao processo produtivo.

Cada tipo de lubrificante é pensado a partir de uma mistura de óleos, aditivos e espessantes levando em consideração os equipamentos presentes em uma indústria siderúrgica, como mancais, motores, rolamentos, rotores, engrenagens, correntes e cabos de aço.

Como funcionam

Ao aplicar os lubrificantes em um equipamento, as peças recebem uma camada do produto, protegendo-as do atrito e de consequentes avarias.

Reduzir o atrito da superfície das peças evita que haja aumento excessivo na temperatura do equipamento enquanto está operando e aumenta sua vida útil, evitando paradas inesperadas e gerando economia para a indústria (que não precisa gastar tanto com a substituição de peças).

Lubrificação siderúrgica: os lubrificantes Efficax

Os lubrificantes produzidos pela Efficax e que podem ser utilizados na indústria siderúrgica são:

  • biolubrificantes vegetais;
  • lubrificantes de engrenagens abertas e fechadas;
  • lubrificante para cabo de aço;
  • lubrificante para corrente industrial;
  • lubrificante para engrenagem aberta;
  • lubrificantes para moendas;
  • óleo lubrificante atóxico;
  • óleo lubrificante biodegradável;
  • óleo lubrificante grau alimentício;
  • óleo lubrificante vegetal;
  • óleo para compressores;
  • óleo para sistemas hidráulicos.

Quais são as principais funções de um lubrificante industrial?

Os lubrificantes industriais possuem diversas funções na siderurgia, mas podemos trazer destaque para o aumento da produtividade no chão de fábrica e da vida útil do maquinário.

Aumento da produtividade

Os lubrificantes escolhidos para aplicação em equipamentos de uma indústria siderúrgica ajudam o maquinário a alcançar maior desempenho e eficiência.

Isso ocorre graças à performance dos equipamentos, que é consideravelmente otimizada após a implementação de lubrificantes que reduzam o desgaste e a temperatura de funcionamento, e à consequente diminuição de problemas e interrupções inesperadas na linha de produção – que tendem a ocorrer por conta de defeitos nas peças.

Aumento da vida útil

Em relação à vida útil das máquinas, ao criar uma película protetora em peças e equipamentos, os lubrificantes diminuem o atrito causado entre as superfícies e reduz o desgaste e depreciação dos componentes.

Com isso, a máquina passa a funcionar melhor e por muito mais tempo, reduzindo significativamente a troca de peças e conjuntos mecânicos.

Quais as melhores práticas para a lubrificação na siderurgia?

Para que a lubrificação na siderurgia funcione de forma adequada, é preciso aplicar quatro boas práticas. São elas:

  • Escolher o lubrificante mais eficiente, seguro e econômico para cada equipamento e processo;
  • Aplicar a quantidade necessária, evitando falta ou excesso;
  • Definir a periodicidade de relubrificação ou de avaliação das condições do fluido lubrificante;
  • Armazenar o lubrificante em local coberto, arejado e longe de fontes de calor.

Para isso, você pode contar com a equipe da Efficax, composta por especialistas dedicados e com conhecimento técnico específico para te orientar acerca das boas práticas de lubrificação na siderurgia.

A importância da manutenção

A lubrificação na siderurgia é diretamente influenciada pela manutenção, por isso é muito importante falar sobre o assunto.

Podemos dizer que a indústria pode optar por trabalhar entre quatro tipos de manutenção:

  • manutenção corretiva;
  • manutenção preventiva;
  • manutenção preditiva;
  • manutenção proativa.

Está claro, e não necessita de mais explicações, que a manutenção corretiva é simplesmente o processo de troca de peças.

Já a manutenção preventiva levanta e avalia o histórico de quebras e falhas e, com base no histórico de cada máquina, programa a troca de peças antes que ocorra uma falha, buscando, dessa forma, o momento mais oportuno para realizar o “processo de troca de peças”.

A manutenção preditiva utiliza uma série de equipamentos e análises que permitem acompanhar a evolução do desgaste nas peças que compõem as máquinas, visando utilizar as peças até o máximo de sua vida útil e programando o “processo de troca de peças” para o momento mais oportuno e seguro.

Simplificando muito a nossa análise, é possível afirmar que os três tipos de manutenção apresentados têm como resultado final a troca de peças.

A manutenção proativa é aquela que busca identificar a causa do desgaste e, agindo diretamente sobre ela, permite que o equipamento trabalhe bem lubrificado, na temperatura adequada e livre de contaminantes. Ou seja, a manutenção proativa é a única que tem como objetivo “eliminar a troca de peças”.

A manutenção proativa tem como consequência imediata a eliminação de paradas por quebras inesperadas e catastróficas, aumento na produtividade e confiabilidade dos equipamentos e processos produtivos.

Quer receber mais informações sobre lubrificação na siderurgia? Preencha o formulário ou entre em contato pelo WhatsApp

As atividades na siderurgia são amplamente influenciadas pela lubrificação, então, não podemos negligenciar esse cuidado tão importante, e a Efficax pode te ajudar.

A Efficax é uma empresa especializada em diferentes tipos de lubrificantes industriais e em processos de lubrificação em geral, sendo uma companhia com vasta experiência no ramo da lubrificação siderúrgica.

Nossa equipe sabe o que precisa ser feito para que você sinta a diferença na produtividade do seu maquinário.

Além de fabricar lubrificantes, também oferecemos suporte e consultoria para que você saiba aplicar boas práticas no chão de fábrica e aumentar o rendimento da empresa. Entre em contato conosco para receber mais informações.



Contato

Entre em contato conosco.